1.6.08

Teçtamiento de l Galho IV

29
Funerais d’última hora
Ficam a cargo da terceira
Que será a professora
Por ser a principal herdeira.

30
O enterro não julgueis vós
Que vai ser algum deleite
Entre batatas ou arroz
Embalsamado em azeite.

31
Peço que o meu enterro
Seja bem acompanhado
E que todos guardem luto
Por um galo desgraçado.

32
Aos mais galos que morrerem
Peço a todos em geral
Que não façam testamento
Que este por todos vale.

33
E vós meus estudantinhos
Já que assim o quereis
Degolai-me bem depressa
Que é favor que me fazeis.

34
E os demais móveis da casa
Deixo ao meu testamenteiro
Que por meu falecimento
Fique dono do poleiro.

35
Deixo um advertimento
Aos demais machos capazes
Que não queiram ser vizinhos
Da escola dos rapazes.

36
E se acaso desprezarem
O conselho que lhes dou
Daqui a uns anos estarão
No estado em que eu estou.
.
.
I assi terminamos hoije la leitura de l teçtamiento de l galho.
Aspuis de la cuonta dita, la pursora / pursor tenerá que arrecadar l animalico que a esta hora yá está mas muorto que bibo de tanto esbaldrejón an riba de l'andor.
Esta tradiçón mantubo-se anté amprecípios de los anhos setenta de l séclo binte i la buolta al pobo terminaba a la puorta de la pursora (no mesmo eideficio de la scuola) antre las escaleiras e la moreira.
.
Buonas nuites
i buona suorte
.

Sem comentários: