6.6.08

Tiu António Delgado - Autor de Cascos


Tiu António Delgado foi inspirado autor de Cascos.

Valdemar da Assunção Gonçalves, Presidente da Associação "Renascer das Tradições", Póvoa - Miranda do Douro, refere dois. Quem terá pistas dos restantes?

Ilusões transmontanas -Versão original recolhida em Cicouro, datada de 1956 e composta por António Delgado Ramos, também natural de Cicouro.Foi representado na Póvoa em 1990.

Amor de amargura ganhado pelos cristãos -Versão recolhida em Cicouro de um manuscrito datado de 1953.Foi composto pelo Sr. António Delgado Ramos de Cicouro.Há notícia de uma representação em 1953 e de outra por volta de 1959 em Cicouro.

2 comentários:

Boieiro disse...

Boa tarde

Permite-me uma pergunta Manuel:
O Tiu Delgado era natural de Vila Chã de Braciosa ou de Cicouro?
Pelo que sempre lhe ouvi dizer, pelo menos parte da mocidade passou-a em Vila Chã, que era a aldeia de origem do seu pai, pois a mãe seria filha de Tiu Fortunato que segundo presumo, é também uma das tuas origens.
Como sabes, os meus vizinhos de infância eram, entre otros, tiu Delgado, tiu Cristo e a parte mais de cima do Bairro Alto pois a minha casa foi durante muito tempo a da ponta e acima dela só as eiras, os rodeinhos e os castanheiros.
Como a tia Cremilde faleceu nova, Tiu Delgado definhou a olhos vistos e nunca mais voltaria a ser o letrado interventor que me contara tanta história em criança, mas ainda dou fé de o ouvir zangado contra alguém de Duas Igrejas, Póvoa ou Vilar Seco que lhe tinha pedido uns cascos e nunca mais lhos entregou. Assim que estiver com o Fernando vou tentar saber alguma coisa ou prescutar indícios.
Queixava-se insistentemente disso sempre que se falava em quelóquios.
Se era alguém da Póvoa, nunca seria o Valdemar, pois nessas datas, este provavelmente ainda não tinha nascido.
Sou levado a pensar que terão ficado para os lados de Duas Igrejas, com alguém que ele conhecia talvez dos tempos de infância.
São apenas deduções nada racionais pois a minha ligação a tiu Delgado é uma montanha de emoções que não cabem aqui nem eu provavelmente teria capacidade de as expressar.

Um abraço

Manolacas disse...

Não posso dizer se o tiu Delgado nasceu em Cicouro ou em Vila Chã.
Na verdade ele ainda era da minha família. O avô dele, o tiu Fortunato, casou, em segundas núpcias, com a minha bisavó Cassilda, espanhola de Alcaniças.